Os repasses do Bolsa Família para o mês de setembro começarão na próxima terça-feira, 17 de setembro. Seguindo o padrão habitual, os pagamentos serão feitos de maneira escalonada com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Este sistema organizado visa garantir uma distribuição equitativa e eficiente dos recursos.
Leia mais:
Vale-gás no Bolsa Família: Veja como solicitar e quais são os requisitos
Calendário de pagamentos de Setembro
Os pagamentos serão realizados ao longo dos últimos dez dias úteis do mês, com a exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado. O cronograma para este mês é o seguinte:
- Terça-feira, 17/09: Beneficiários com NIS final 1;
- Quarta-feira, 18/09: Beneficiários com NIS final 2;
- Quinta-feira, 19/09: Beneficiários com NIS final 3;
- Sexta-feira, 20/09: Beneficiários com NIS final 4;
- Segunda-feira, 23/09: Beneficiários com NIS final 5;
- Terça-feira, 24/09: Beneficiários com NIS final 6;
- Quarta-feira, 25/09: Beneficiários com NIS final 7;
- Quinta-feira, 26/09: Beneficiários com NIS final 8;
- Sexta-feira, 27/09: Beneficiários com NIS final 9;
- Segunda-feira, 30/09: Beneficiários com NIS final 0.
Exceções no pagamento
Há uma exceção para os municípios que estão em situação de emergência ou calamidade pública, conforme reconhecido pelo Governo Federal. Nestes casos, os beneficiários podem acessar os recursos desde o primeiro dia de pagamento, independentemente do número final do NIS.
Atualmente, essa exceção aplica-se aos municípios do Rio Grande do Sul, que enfrentam uma tragédia climática, e ao Amazonas, que sofre com estiagem severa. Estes estados terão um calendário unificado de pagamentos até dezembro deste ano.
Considerações finais
Em suma, os pagamentos do Bolsa Família de setembro começam no dia 17, seguindo o último dígito do NIS. Municípios em emergência podem acessar os recursos antecipadamente. Fique atento ao calendário e às atualizações para garantir que você receba seu benefício no prazo.
Para mais informações, consulte o site oficial do governo.
Imagem: Lyon Santos / MDS