A inclusão profissional de pessoas com deficiência (PCDs) ganha um novo impulso com o lançamento do Programa Trabalho e Renda Acessível, promovido pelo Centro Especializado em Reabilitação da Fundação Altino Ventura (FAV). Com início programado para esta segunda-feira, dia 14 de outubro, o programa busca proporcionar formação prática em diversas áreas, além de fomentar o empreendedorismo entre os participantes.
Leia mais:
Trabalho digno para Pessoas com Deficiência: Um grande desafio a superar!
Programa de inclusão profissional
O novo programa é uma colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) e tem como meta atender até 150 pessoas ao longo de um ano. Com uma abordagem focada na qualificação profissional, o programa oferecerá cursos nas áreas de gastronomia, beleza, moda e marketing digital, além de palestras sobre gestão e empreendedorismo.
A Dra. Liana Ventura, Presidente do Conselho Curador da FAV, destacou que a criação do programa é resultado de pesquisas que identificaram o potencial de inserção de PCDs no mercado de trabalho e a necessidade de qualificação em setores em alta demanda. “O Programa Trabalho e Renda Acessível reflete nosso compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento profissional dos nossos pacientes”, afirmou Ventura.
Oportunidades práticas e suporte
Os participantes terão a chance de vivenciar o empreendedorismo na prática, através de feiras de Economia Popular e Solidária, promovendo a inclusão social e profissional.
Além disso, o programa incluirá serviços itinerantes, como a Casa do Trabalhador, para facilitar o cadastramento no Sistema Nacional de Emprego (SINE), e o Espaço Bora Empreender, que oferecerá orientação para pequenos negócios e microempreendedores individuais (MEIs).
Com essa iniciativa, o Programa Trabalho e Renda Acessível representa um passo significativo em direção à inclusão e à autonomia profissional das pessoas com deficiência, reafirmando a importância de oportunidades que promovam a igualdade no mercado de trabalho.
Imagem: Drazen Zigic / Freepik