Uma pesquisa recente do Datafolha revelou um forte apoio popular à intensificação da fiscalização nos benefícios sociais do Brasil, como o Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Com 89% de apoio à medida, os brasileiros se mostram favoráveis a um pente-fino para combater fraudes e garantir que os recursos cheguem a quem realmente precisa.
Leia mais: Cortes no BPC geram pressão de movimentos sociais por mudanças
Apoio popular à fiscalização
A pesquisa, realizada com 2.002 entrevistas em 113 municípios, mostra um consenso entre a população.
A grande maioria (89%) é a favor de um controle mais rigoroso para evitar fraudes nos programas de assistência social. Somente 9% se opõem a essas ações de fiscalização.
Reformas e pente-fino no Bolsa Família e BPC
O governo já iniciou uma revisão no BPC, bloqueando benefícios de mais de 300 mil pessoas com o Cadastro Único desatualizado.
Para o Bolsa Família, um novo pente-fino está previsto para 2025, focando em famílias unipessoais e na atualização cadastral.
A mudança nas regras visa reduzir o número de beneficiários, especialmente aqueles que estão no programa de forma indevida.
Novas medidas e ajustes fiscais
O pacote de cortes de gastos, atualmente em debate no Congresso, inclui alterações nas regras para o recebimento do BPC, como a consideração da renda de cônjuges e filhos na análise da elegibilidade.
Essas mudanças visam uma economia significativa e uma reestruturação nos critérios de acesso aos benefícios sociais, especialmente com a expectativa de uma economia de até R$ 4 bilhões.
Fonte: Datafolha