Em uma parceria estratégica entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal, o governo brasileiro busca ampliar o alcance dos programas sociais para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O acordo firmado entre o ministro Wellington Dias e o presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes, visa facilitar o acesso das famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) aos diversos benefícios sociais. Essa ação promete fortalecer a inclusão social e garantir maior autonomia para estados e municípios.
Leia mais: Atualização do CadÚnico 2025: Como garantir seus benefícios no próximo ano
Objetivos da parceria entre MDS e Caixa Econômica Federal
O principal objetivo do protocolo de intenções assinado em 17 de dezembro de 2024 é proporcionar mais apoio técnico aos estados, Distrito Federal e municípios, visando aprimorar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade aos programas sociais.
A colaboração entre a Caixa e o MDS se destaca pelo treinamento que será oferecido a especialistas da instituição financeira, capacitando-os para ajudar na integração de cada estado com os municípios.
O ministro Wellington Dias enfatizou a importância dessa parceria, especialmente para os beneficiários do Bolsa Família e de outros programas sociais.
“É uma importante iniciativa para o Brasil, de modo especial, para o público do CadÚnico”, destacou, ressaltando que a união de esforços permitirá uma aproximação mais eficaz entre as famílias e os serviços sociais.
Aumento da capilaridade e qualificação profissional
O protocolo também visa fortalecer a qualificação profissional das equipes envolvidas na gestão dos programas sociais. Carlos Antônio Vieira Fernandes, presidente da Caixa Econômica, explicou que mais de 200 especialistas serão mobilizados para intensificar as atividades ligadas à política pública do MDS, garantindo que a integração entre as diferentes esferas de governo seja mais eficiente.
Essa mobilização tem como objetivo melhorar o atendimento às famílias em todo o país, possibilitando que elas recebam o suporte necessário de maneira ágil e eficaz. A parceria tem a promessa de criar uma rede mais robusta para que os benefícios sejam distribuídos de forma justa e eficiente.
Benefícios diretos para as famílias e facilitação do acesso bancário
Além de facilitar a operação dos programas de transferência de renda e a manutenção do CadÚnico, o acordo entre o MDS e a Caixa inclui medidas para garantir que as famílias beneficiadas tenham acesso a serviços bancários.
O acesso simplificado às tecnologias bancárias ajudará na distribuição e utilização dos benefícios, além de possibilitar que mais famílias utilizem os serviços financeiros oferecidos pelas agências da Caixa, reforçando a inclusão financeira no Brasil.