Os consumidores brasileiros começarão 2025 com alívio nas contas de luz, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou que a bandeira tarifária será verde em janeiro. Isso significa que não haverá cobrança adicional por consumo de energia elétrica, reforçando a tendência observada nos últimos meses de 2024.
Essa decisão reflete as condições favoráveis de geração de energia, impulsionadas pelo período chuvoso e pela recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, reduzindo a necessidade de ativação de usinas termelétricas, que possuem custos mais elevados.
Leia mais: Boletos vencendo em feriados? Saiba como se organizar para pagar
Histórico da bandeira verde
Desde a criação do sistema de bandeiras tarifárias, em 2015, pela ANEEL, o objetivo tem sido aumentar a transparência e informar os consumidores sobre as condições de geração de energia no Brasil.
Entre abril de 2022 e julho de 2024, a bandeira verde foi predominante, retornando em dezembro de 2024 e mantendo-se em vigor para janeiro de 2025.
Esse sistema utiliza as cores verde, amarela e vermelha para indicar os custos de produção de energia. A bandeira verde, em especial, é um indicador de que a geração ocorre de forma eficiente e com menores custos para o consumidor final.
Consumo consciente é essencial
Apesar das condições favoráveis, a ANEEL reforça a importância do consumo consciente. Reduzir desperdícios e adotar práticas mais sustentáveis no uso da energia elétrica são ações fundamentais para contribuir com a estabilidade do setor e garantir que a tarifa permaneça acessível ao longo do tempo.
Gestos simples, como apagar as luzes ao sair dos ambientes, ajustar o uso de eletrodomésticos e optar por lâmpadas LED, fazem a diferença tanto no bolso quanto no impacto ambiental.