O Brasil apresentou um significativo aumento no número de alunos com deficiência, alcançando 3.474.886 matrículas em 2024, conforme dados divulgados pelo Censo Escolar. O estudo, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abrange estudantes de todas as etapas da educação básica, incluindo creche, pré-escola, ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O crescimento em relação aos anos anteriores é notável, evidenciando avanços na inclusão educacional e refletindo a expansão das oportunidades para esse público.
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Crescimento anual: 2024 supera anos anteriores
Em comparação com 2023, o número de matrículas de alunos com deficiência cresceu 17% — passando de 2.970.254 para 3.474.886. Em relação a 2022, o aumento é ainda mais expressivo, com um crescimento de 35%, já que naquele ano o total era de 2.567.298 estudantes.
Esses números englobam diversas modalidades de ensino, desde a educação regular até a educação especial e EJA, incluindo escolas públicas e privadas de todos os níveis e regiões do país.
Dados abrangentes do Censo Escolar 2024
O Censo Escolar 2024, que coleta dados sobre as matrículas no Brasil, considera informações de todas as redes de ensino, tanto urbanas quanto rurais, e de todas as modalidades educacionais. Segundo o Inep, a pesquisa inclui a matrícula de alunos com deficiência desde a educação infantil até o ensino médio, abrangendo tanto o ensino regular quanto a educação especial.
O levantamento também incorpora as modalidades de EJA, tanto presencial quanto integrada à educação profissional, proporcionando uma visão abrangente da educação inclusiva no país.
O contexto nacional: deficiência no Brasil
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 18,6 milhões de habitantes com deficiência, e o Censo Escolar revela um número crescente de alunos com necessidades educacionais especiais.
No entanto, o IBGE informou que os dados finais do Censo 2022, que podem afetar esse número, ainda não foram totalmente contabilizados.
Expectativa de dados finais
O Inep já anunciou que uma divulgação mais detalhada e contextualizada dos dados do Censo Escolar será realizada em 31 de janeiro de 2025.
A expectativa é que essa análise forneça um panorama mais completo sobre o acesso e a inclusão educacional de pessoas com deficiência no Brasil.