O Ministério da Educação (MEC) anunciou que, ao longo de 2025, serão disponibilizadas 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Essa oferta será dividida entre os dois semestres do ano, com 67.301 vagas para o primeiro e 44.867 para o segundo.
A medida visa expandir o acesso ao ensino superior para estudantes de instituições privadas que aderiram ao programa. Além disso, o anúncio também antecipa a possibilidade de novas vagas para os próximos anos, conforme o plano trienal do Fies.
Leia mais: Estudantes poderão se inscrever no Sisu 2025 a partir de 17 de janeiro
A resolução que regula o Fies em 2025
A Resolução CG-Fies nº 61/2024, publicada no dia 31 de dezembro de 2024, regulamenta a oferta dessas novas vagas. A resolução também estabelece a previsão de vagas semelhantes para 2026 e 2027, conforme os planos futuros do Fies.
A decisão de ampliar a quantidade de vagas reflete o compromisso do MEC em garantir que mais estudantes possam acessar o financiamento educacional, promovendo uma maior democratização do ensino superior no Brasil.
Como funciona o fundo de financiamento
Criado pela Lei nº 10.260, em 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas.
Para ter acesso ao financiamento, a instituição precisa ser participante do programa e ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Adicionalmente, desde 2018, o Fies passou a oferecer financiamento com juros zero, com uma escala de financiamento que se ajusta conforme a renda familiar do candidato.
O Fies Social
Em 2024, o MEC introduziu uma nova modalidade, o Fies Social. Essa modalidade destina 50% das vagas para candidatos com inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e que tenham uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo. O Fies Social oferece uma oportunidade única para estudantes de baixa renda, com a possibilidade de financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Ademais, há reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Em 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies tradicional para o Fies Social, ampliando o alcance do programa.