O programa LideraGov 5.0, uma importante iniciativa do Governo Federal, está com inscrições abertas para sua quinta edição, com ênfase na inclusão e na promoção da diversidade dentro da administração pública.
Com a missão de formar lideranças no serviço público federal, o programa oferece 50 vagas para servidores públicos que atendem aos critérios de inclusão, representando uma grande oportunidade para pessoas negras, com deficiência, indígenas, quilombolas e trans.
Leia mais: Brasil registra maior número de empregos formais da história: 47,7 milhões
Vagas para diversidade
Nesta edição, o LideraGov oferece vagas tanto para ampla concorrência quanto para grupos específicos. São 50 vagas divididas entre os seguintes grupos: pessoas negras, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e pessoas trans (travestis, transexuais ou transgêneros), com paridade de gênero entre homens e mulheres.
A inclusão desses grupos reflete um compromisso com a diversidade, alinhado às políticas afirmativas da Política Nacional de Ações Afirmativas do Governo Federal.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), coordenador do programa, o LideraGov é um passo importante para a transformação da administração pública federal. A iniciativa visa criar um ambiente mais inclusivo, alinhado aos princípios de equidade e representatividade.
Como participar: inscrições e etapas
As inscrições para o LideraGov 5.0 podem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do Sistema de Processos Seletivos da Enap, no período de 10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025. Para se inscrever, é necessário ter cadastro no Gov.br.
O processo seletivo é composto por três etapas: uma avaliação curricular, um vídeo de apresentação e um estudo de caso, que visa identificar as habilidades e potencial dos candidatos para a liderança no serviço público.
Além disso, uma live esclarecedora sobre o programa será realizada no canal da Enap no YouTube no dia 10 de janeiro, às 14h30. Durante o evento, serão abordados os principais detalhes do edital e o processo seletivo.
Público-alvo
O LideraGov 5.0 é destinado a servidores públicos efetivos da administração pública federal, regidos pela Lei nº 8.112.
Para participar, os candidatos precisam ter nível superior e não ocupar cargos comissionados executivos de nível 13 ou superior, ou funções equivalentes.
Com informações de Enap – Escola Nacional de Administração Pública