A Prefeitura de Palmas deu um passo importante para a inclusão de alunos com deficiência e transtornos ao criar a Superintendência de Educação Inclusiva.
A iniciativa, publicada no Diário Oficial em 6 de janeiro, busca oferecer um atendimento especializado e promover a acessibilidade no ambiente escolar, garantindo a todos os estudantes as mesmas oportunidades de aprendizagem.
A medida faz parte do esforço contínuo da gestão municipal para garantir uma educação mais inclusiva e acessível, atendendo à necessidade de alunos que enfrentam barreiras para ingressar ou permanecer nas escolas.
A criação da nova superintendência tem como objetivo resolver demandas específicas e melhorar o suporte a esses alunos.
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Estrutura e competências da Superintendência de Educação Inclusiva
A Superintendência de Educação Inclusiva será composta por uma equipe multidisciplinar que envolve profissionais especializados nas áreas de educação, saúde e assistência social. Este time terá a missão de planejar, implementar e monitorar políticas públicas que favoreçam a inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência, além de outros transtornos que dificultam o acesso à educação convencional.
As atribuições do setor incluem capacitar educadores, gestores e demais profissionais da educação por meio de formações continuadas, para prepará-los a lidar com as necessidades específicas dos alunos.
Além disso, a superintendência será responsável por planejar uma infraestrutura acessível e adaptar o currículo escolar, sempre com o intuito de promover uma educação de qualidade e inclusiva.
Inclusão social como objetivo principal
A secretária municipal de Educação de Palmas, professora Débora Guedes, ressaltou a importância da ação, destacando que a medida visa aumentar a inclusão social e reduzir a evasão escolar entre os alunos com deficiência.
“Queremos garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem em um ambiente acolhedor e inclusivo”, afirmou a gestora.
Além disso, a superintendência terá como um de seus principais focos a articulação intersetorial, buscando parcerias com outras secretarias e órgãos municipais, para que o processo de inclusão aconteça de forma integral e eficiente.
Estrutura do novo setor e desafios pela frente
A Superintendência será dividida em três áreas principais: a Diretoria de Atendimento Educacional Especializado, a Gerência de Educação Bilíngue de Surdos e a Gerência de Educação para Transtornos de Neurodesenvolvimento.
Cada uma dessas divisões terá responsabilidades específicas para atender a demandas de alunos com necessidades variadas, desde questões de linguagem até dificuldades cognitivas complexas.
A superintendência será liderada pela professora Francisca Vera Alves Martins, especialista em neuropsicopedagogia e metodologias ativas, que traz uma abordagem estratégica e interdisciplinar para o desenvolvimento educacional.
Com um vasto conhecimento na área, a professora Vera tem a missão de fortalecer a educação inclusiva e garantir que os alunos recebam o suporte necessário para seu pleno desenvolvimento.
Com informações de Prefeitura Municipal de Palmas – TO