A inclusão de pessoas com deficiência é um tema cada vez mais presente no debate social, e, para contribuir com esse movimento, quatro universidades estaduais de São Paulo lançaram uma nova disciplina focada em promover a acessibilidade.
A “Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão” será oferecida como optativa e estará disponível já a partir do primeiro semestre deste ano.
O curso será acessível a estudantes de diversos cursos das universidades: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A expectativa é que sejam abertas 8 mil vagas por semestre, somando 16 mil vagas anuais.
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Currículo e objetivos do curso
Com o objetivo de preparar os alunos para atuar em um mundo mais inclusivo, a disciplina abordará temas como barreiras físicas, atitudinais, tecnológicas e pedagógicas, além dos direitos das pessoas com deficiência e a cultura inclusiva.
Também estarão presentes discussões filosóficas e éticas sobre a inclusão e a acessibilidade, fornecendo uma visão ampla e interdisciplinar.
A proposta é integrar essas temáticas aos diferentes campos de conhecimento, permitindo que os estudantes se sintam capacitados a aplicar esses conceitos de forma prática, seja no ambiente acadêmico, no mercado de trabalho ou em suas futuras profissões.
Como acessar
Além disso, o curso incluirá o estudo de tecnologias assistivas e do desenho universal, que são essenciais para a adaptação de espaços e serviços a todos os indivíduos, independentemente de suas limitações.
A disciplina será disponibilizada online pela Univesp, tornando-se acessível para estudantes de todo o estado, o que permite a democratização do conteúdo.
Parceria e impacto social
Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre as universidades e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).
Com cerca de 18,9 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 3,3 milhões no estado de São Paulo, a ação busca promover um ambiente mais inclusivo e menos excludente no ambiente educacional.
Em paralelo, a Unicamp tem dado passos significativos na inclusão, ao adotar cotas para pessoas com deficiência em seu processo seletivo de graduação. Essa medida visa beneficiar tanto alunos de escolas públicas quanto de instituições privadas, reservando até 5% das vagas por curso para pessoas com deficiência.